quarta-feira, 31 de julho de 2013

Barata



Décimo quinto andar. Nada os alcançará alí em cima. Topo do mundo. Alta hora do sábado: já passava da meia-noite, ambos dormentes vendo o filme no sofá. Uma taça de vinho pela metade: a dele. A outra, quase vazia: a dela. Duas garrafas pairando sobre a mesa, tragadas até o fim.
Meio trôpega, ela é a primeira a se levantar, rumo ao último ritual do dia - a escovação de dentes, pra logo enfiar-se sob as cobertas, sonhando com o despertar silencioso do domingo que se faz prometer lindo e ensolarado. E eis que, nesta curta caminhada sonâmbula da sala ao banheiro, algo se move pra debaixo do móvel. A olhadela de soslaio não a enganou: sim, era ela, a terrível barata!
Solta um grito de horror, agudo, estilhaçante. Todo o efeito do álcool se dezfez, e todo o sono que sentia foi transformado em nada mais nada menos que alarde e , bom que se diga, repulsa.
Aturdido, ele levanta-se do sofá, interrogando-a. Espantou-se quando soube do estúpido motivo. Tanto alarme por nada! Mas ela contorcia-se de pavor, já em cima da cadeira, sem coragem para recolocar os pés no chão. Avistava os chinelos ao lado do sofá, tentava raciocinar um cálculo: correr até lá, calçar os chinelos, trancar-se no quarto bem longe da barata. Mas não confiava no próprio cálculo: a barata despertaria quando ela pisasse,  sairia de baixo do móvel e iria ao seu encontro, correndo também bêbada pelo chão até seus pés descalços. Ou pior: teria asas, voaria e, numa topada cega, enroscaria-se em seus cabelos.
Durante o meio minuto em que tudo isso passou pela cabeça dela, ele continuava espantado com o efeito que uma simples barata podia causar em sua namorada. Já estava alí, com a vassoura nas mãos, encorajado a tentar fazer a barata vir à luz. Trabalho de macho, dizia ela, confiante no namorado que tinha. 
Muito tempo se passou, o móvel era demasiado grande para que ele pudesse alcançar a barata. Pensou em desistir, chegou a dizê-lo à namorada, calmamente: vamos dormir, de noite ela vai embora, amanhã não estará mais.
Mas baratas? Ah, baratas passam por debaixo da porta. Mesmo se estivessem trancados no quarto, ela viria até eles, subiria pela cama em meio à escuridão e se faria notar pelo asqueroso toque de seu corpo gélido nos corpos aconchegados dos namorados. Não, isso era inaceitável. Ficariam ambos ali, até que ela presenciasse o esmagamento e morte completa daquele inoportuno inseto.
Ele levantou a voz, quase brigou com ela, mas tamanha parecia a fragilidade de sua namorada que logo repensou. Ficariam ali, os dois, até que a barata reaparecesse. O grande móvel, colado à parede, sob o qual a barata se escondia, nem mesmo podia ser empurrado. Ele lamentou aquele móvel, lamentou a presença daquela pequena invasora da tranquilidade do casal. Ela blasfemava. Os diabos que carreguem a maldita! Os diabos que carreguem este homem que nem mesmo consegue matar uma simples barata! Daí, ele sentiu-se atacado em sua masculinidade. E partiram pra briga.
Gritaram um ao outro,  agrediram-se sem dó. Em um momento, ele apontou a ela a vassoura, e era ela, a namorada, que ele queria trucidar. Zangou-se, ela também, com tamanha injúria! Ser comparada a uma barata, como podia ele? Quando perecbeu, já estava no chão, fazendo que ia estapeá-lo. Deram-se conta de que a situação era outra, e nem mais se podia saber se a barata estava alí.
Mas estava, e foi bem ela quem os levou à trégua: das profundezas do móvel, ela correu, tão rápido e tão desesperada que eles nem mesmo tiveram tempo de ver por onde se enfiou – novamente escondida.
Continuaram brigando, dessa vez pelo fato da namorada ser tão histérica e descontrolada. Arremessaram até as taças de vinho, em picos de ira naquela discussão que se instalava, cada vez mais, como um combate sem limites. Um vizinho interfonou, reclamando da gritaria. “É por causa de uma barata”, explicou o namorado, ironizando a situação.
“Insetcida!” foi a palavra que faltava. Insetcida, disse o viznho. E mandou a eles o próprio, pelo elevador.  Mas como agora encontrar a barata? Já havia se tornado uma assombraçao na casa, e a namorada continuava recusando-se a ir deitar. Ele novamente perdeu a paciência e foi, por fim, deitar-se sozinho. Ela que ficasse na sala, esbugalhada, como um cão de guarda noturno.
E no dia seguinte, naquele mesmo décimo quinto andar, uma manhã ensolarada desponatava a maior tragédia da cidade: encontrado moço sem vida, deitado em sua cama, envenenado por insetcida.
Do paradeiro da moça, ninguém jamais soube. Já havia desaparecido quando o vizinho, aterrorizado, avisou a polícia do que encontrara naquela manhã. Apenas a barata dava o seu ar da graça, viva e desnuda, única testemunha do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário